ALERTA: Refrigerante diet também é prejudicial à saúde, diz pesquisa


Uma pesquisa americana realizada pela Universidade de Medicina da Columbia mostrou que tomar uma lata de refrigerante diet todos os dias pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Segundo a pesquisa, por causa da grande quantidade de adoçantes artificiais, quem toma essas bebidas com freqüência tem 43 por cento de chance a mais de desenvolver problemas de saúde. A nutricionista do Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, Aline Marcadenti, explica que o fato de o refrigerante não conter açúcar não é garantia de saúde.

 

"As pessoas têm reduzido o consumo de chá, o consumo de café e de água, principalmente, e tem substituído muito isso por sucos de caixinha, suco de pacotinho, incluindo o diet, que, a princípio, eles parecem um pouco inocentes porque eles não têm açúcar, só que, na verdade, não é bem assim. Eles têm corantes, eles têm conservantes. Como a gente não absorve as calorias desse tipo de alimento, então, o sistema nervoso, o organismo, manda entre aspas que a gente ingira outros alimentos para suprir essas necessidades calóricas.

Para quem quer manter a saúde, ao invés de refrigerante diet, a nutricionista do Grupo Hospitalar Conceição, Aline Marcadenti, recomenda consumir mais água de coco, suco da fruta sem adição de açúcar ou adoçante e a ingestão de mais chás.

07/02/2012